A Catequese é a tarefa mais fundamental da Igreja: anunciar a Boa-Nova da Salvação, apresentar a pessoa de Jesus, falar de seu amor e de seus ensinamentos. A formação cristã nunca está completa, é tarefa para toda a vida. A função da catequese não é preparar apenas para os sacramentos de iniciação, mas deve ir além deles, num processo permanente de formação e desenvolvimento da fé.
Por isso, a Pastoral Catequética deve estar integrada a todas as demais iniciativas de formação oferecidas pela Paróquia e pela Diocese (tais como: pastorais, movimentos, escolas de fé, círculos bíblicos, grupos de jovens, casais ou idosos, atividades de promoção social, etc.), num esforço conjunto em prol do objetivo comum, que é a evangelização da comunidade.
Como, para as crianças e jovens, a catequese de iniciação sacramental continua sendo o mais importante meio de formação sistemática na fé, a Diocese de Amparo vem se empenhando no sentido de tirar o melhor proveito desse recurso. Para tanto, a Coordenação Diocesana está trabalhando no desenvolvimento de uma metodologia adequada para a implantação da catequese contínua, ao longo de oito anos, sendo cinco até a Primeira Eucaristia e mais três até a Crisma, evitando intervalos que possam provocar a dispersão dos adolescentes após a Primeira Eucaristia, afastando-os da vivência da fé e da convivência da comunidade nesse período tão crucial de seu desenvolvimento.
Ao mesmo tempo, em sintonia com as prioridades levantadas pela Igreja no Brasil e no mundo, procuramos dar novo impulso à catequese com adultos, como também à questão da inclusão das pessoas com deficiência no processo catequético, como enfatiza a Campanha da Fraternidade deste ano de 2006. A Pastoral Catequética tem sua atuação regida e orientada pelas Diretrizes Diocesanas da Catequese, elaboradas pela Coordenação Diocesana e oficialmente aprovadas em 1º de Janeiro de 2006.
Que Jesus, o grande anunciador e portador do Amor do Pai, fortaleça nossos corações e oriente nossas iniciativas. Que Maria, a primeira evangelizadora e modelo de discípula, interceda por nossas necessidades, inspire nossas atitudes e não cesse de indicar-nos o caminho que leva a Jesus.