Nos dias 20, 21 e 22 de julho, foi realizado, na Maromba (situada no bairro da chapada), o primeiro Congresso Social Arquidiocesano, com o intuito de aprofundar a mística da ação social através da troca de experiências, conhecimento mútuo e definições de metas em comum. Tais metas buscaram trazer, aos participantes do evento, a clareza no papel como agentes transformadores da sociedade.
O Congresso foi aberto pelo Arcebispo Dom Sérgio Castriani e teve como membros da mesa, Vereador Bibiano, Deputado José Ricardo, Graça Prola (Secretária de Assistência Social do Estado) e o procurador público Públio Caio. Também marcaram presença, o reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Padre Ronaldo Mendonça, e o Coordenador do Setor 01 e pároco da Paróquia de São José Operário, Padre João Benedito.
Nesse período de retiro, as pastorais sociais e movimentos voltaram suas reflexões para os seguintes questionamentos: quem somos? O que queremos? E como faremos?
O evento foi encerrado pelo Bispo Auxiliar Dom Mário Antônio; e a missão delegada foi a conquista de uma casa de acolhida no centro da cidade que servirá para auxiliar as pessoas que vêm do interior para tratamento médico ou que passam por dificuldades.